O livro Missão e Teologia – os 30 anos de educação teológica da FTSA, apresenta histórias e memórias, com detalhes inspiradores e impactantes, que marcaram as três décadas de existência da FTSA.
Organizada pelo professor e historiador, Wander de Lara Proença, a obra reuniu uma equipe formada por estudantes, egressos e outros profissionais da FTSA, que realizaram entrevistas, gravações, pesquisas em documentos e coleta de informações orais, para, finalmente, transformar em texto o que ocorreu nessa fascinante trajetória de missão e teologia.
O livro apresenta, com imagens históricas, os lugares simbólicos da FTSA: o nascimento no espaço de um colégio, a vivência no ambiente eclesiástico de uma igreja, o estabelecimento de seu próprio campus na região mais universitária de Londrina e o alcance de um mundo sem fronteiras pela educação na modalidade online, atingindo diferentes regiões do Brasil e outros países, especialmente da América e continente africano.
A obra possui 10 capítulos. O primeiro, descreve a formação histórica de Londrina e o surgimento das cinco primeiras igrejas evangélicas na cidade, que posteriormente tiveram relação com o seminário criado em 1994.
Os capítulos seguintes trazem depoimentos dos líderes que participaram da criação do Seminário Teológico Sul Americano – assim nominado em sua formação. Seguem-se relatos testemunhais de estudantes, egressos e colaboradores que vivenciaram momentos marcantes na história da instituição: quando o seminário, em seu segundo ano de existência, necessitou deixar as instalações do colégio onde nasceu; a provisão divina que preparou seu acolhimento no espaço de uma das mais antigas igrejas evangélicas de Londrina; o surgimento miraculoso de um grupo norte-americano que se dispôs a comprar um grande terreno na área mais nobre de Londrina, provendo também todos os recursos para a construção das modernas instalações do campus da FTSA; a misteriosa atribuição dos nomes de reformadores às ruas existentes na região do campus atual, com destaque para Martinho Lutero, fato ocorrido antes da presença da FTSA nesta localidade.
Apresentam-se as conquistas do reconhecimento da graduação presencial e online pelo MEC, a criação e oferta de diferentes cursos em níveis de especialização, mestrado, doutorado e cursos livres.
O livro dá especial destaque ao bem mais valioso da FTSA, que são seus estudantes e egressos, trazendo exemplos de diferentes áreas missionais e ministeriais em que atuam. Ao longo desses 30 anos, são mais de 5 mil graduados e pós-graduados, representados por mais de 50 denominações, com presença em cerca de 40 países.
Passado, presente e futuro
O capítulo final aponta para o futuro: sonhos e visões de diretores, docentes e outros colaboradores, prospectados para as próximas décadas.
Para o professor e historiador, fazer esta volta ao passado é também uma maneira de perceber o presente e apontar para o futuro. “Como pesquisador, foi emocionante fazer esse retorno ao passado. Presenciei pessoalmente acontecimentos memoráveis nestes 30 anos da instituição. De tudo o que vi, existe algo que me marca profundamente: o privilégio de ter ministrado aulas para a primeira turma, ingressante em 1994, com 42 estudantes. E, quando chegávamos para as aulas nas dependências do Colégio Londrinense, onde nasceu o STSA, as crianças daquela escola estavam saindo das classes no encerramento de mais um dia de atividades. Ocorria, ali, casualmente, um encontro entre a Teologia e a criança. Agora, três décadas depois, cena semelhante se repete: continuamos a ouvir de nossas salas de trabalho, nos corredores, na biblioteca de estudos ou quando nos dirigimos às salas de aula, a mesma cantoria e festividade de crianças do Colégio PGD, saindo das classes que ocupam durante o dia no campus da FTSA. Umas dessas crianças, inclusive, meu filho, de 7 anos. A criança representa a vida e o Reino de Deus. 30 anos depois, a FTSA continua assim demonstrando o sentido mais profundo da Missão e da Teologia: estar perto da vida, ao servir o Reino de Deus”, destaca Proença.
Dr. Jorge Henrique Barro, na apresentação do livro, resume a importância do registro feito por essa obra: “A instituição, superando desafios, firmou-se como uma das principais vozes da educação teológica na América Latina. Com relatos emocionantes e análises profundas, mergulhamos na história de fé, determinação e visão que moldaram o legado da FTSA. Em cada página, um eco das vozes que teceram a história da FTSA; nas entrelinhas, a poesia da fé que move montanhas e transforma corações. Três décadas de missão, onde cada desafio enfrentado é uma estrofe de coragem e cada vitória, um verso de esperança renovada", resume o Diretor Geral da FTSA.